Etiquetas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

639 páginas.

Este livro até agora está a ser muito interessante. Começa por falar da motherboard e sobre o boot de um pc. Devemos sempre arrancar primeiro com o disco rigido e nunca com uma disquete ou com um CD pois estes podem ter virus que se instalam no disco rígido pois o software anti virus no inicio do boot ainda não está carregado e pronto a detectar e eliminar virus.

O BUS da motherboard é como o sistema nervoso da máquina, conecta a mother board a todos os outros  componentes. Quanto mais rápido for a BUS de uma mother board, mais rápido vai ser o computador na generalidade.

O livro fala depois dos diferentes BUS de uma placa mãe tal como isa, pci e usb. Entra em grande pormenor sobre a data de lançamento de cada um e também das velocidades alcançadas por cada um.

Fala também de como duas marcas famosas, a philips e a logitech usaram o USB para fazerem o rato e o teclado funcionar sem fios. Funcionava assim, o monitor ligava-se ao pc por usb alem do cabo vga e o rato e o teclado ligavam-se ao monitor por infra vermelhos.

Falou também sobre sistema de ficheiros como o FAT, FAT 32, NTFS e mais alguns. O melhor é sem dúvida o NTFS mas só funciona em Windows NT/2000/Xp, e mais recentes.

Sobre sectores explica que o disco é dividido em sectores quando é formatado.

Fala agora sobre placas de video, sobre as evoluções de cada uma comparadas á concorrência do seu tempo, etc. Interessante de ver que durante muitos anos usei uma placa gráfica chamada Matrox Mystique que era uma das melhores do seu tempo.

Fala agora sobre o som do computador, sobre os bits, os samples e sobre como a qualidade real do som requer infinitas samplas o que na realidade não é possível, ficando pelos 44.1 Khz no caso das qualidade dos CD. Nota: Um á parte, o som de alta definição tem uma qualidade de 96 Khz.

Sobre a RAM não há muito mas o livro diz que Bill Gates disse nos anos 80 que 1 MB de RAM nunca iria ser completamente utilizado. Hoje o normal é um computador trazer 4 GB de RAM e o ideal é ter 8 GB.

Os processadores nos ultimos 10 anos aumentaram a sua performance 200x mas a RAM apenas 20x portanto temos urgentemente de procurar novas técnicas de fazer RAM.

Em 2001 o pentium 4 tinha 42 milhões de transistors dentro dele, imaginem 42 milhões de peças dentro de um bocado de silício.

Como a RAM funciona mais lentamente que o processador este tem de usar uma memória mais rápida, a cache do processador. Nos melhores processadores pode ter mais de 3 niveis de cache.

Agora fala sobre a Agp como melhoramento significativo para a comunicação entre a mother board e a place gráfica. Ainda hoje alguns pc’s usam a Agp mas esta ja foi completamente substituida pela pci express.

Uma boa nota é que não devemos eliminar os swap file do Win 98 porque este fica sempre sem memoria nao importa quantos Gigas ele tenha, o Win 98 não é bom a gerir memória.

Fazer download!

Advertisements